domingo, 19 de outubro de 2008

juno


Curti Juno e seu estilo “junkie com responsabilidade”. É legal como o filme trata de assuntos sérios e coisas complexas quase num tom de brincadeira juvenil... Talvez devêssemos encarar todos os problemas da vida desse jeito, ao som de Belle & Sebastian e conversas! Tudo se resolve mais fácil, tão simples* como um parto natural, onde a dor é ao mesmo tempo maior e mais efêmera. O filme também me lembrou a questão do aborto, que aliás, mesmo após horas e horas de discussões acaloradas com a Marcela, ainda não tenho um posicionamento real. Talvez seja como ela mesma diz – só sendo mulher pra saber...

Mas o fato aqui é que os bebês têm unhas e foi melhor esse da história ter mesmo nascido... Ele mudou a vida de todos os personagens, o que já é muito mais vantajoso que jogar fora e fingir que nada aconteceu. Talvez a vida coloque obstáculos na estrada pra que a gente simplesmente compreenda melhor depois que a chuva passar (é, tô ouvindo I can see clearly now, hoaehoaheo). Fugir é o caminho mais curto e fácil, mas nem sempre o melhor.

*sei que as mulheres podem protestar pelo uso da palavra “simples”, imagino que qualquer parto não é uma coisa lá muito fácil, mas o normal me parece ser mais “simples” que algo que envolva cirurgia e bisturis ;)

6 comentários:

Unknown disse...

eu nao sei muito bem o que pensar d juno - a verdade e q eu adoro a trilha sonora, mas odeio a infantilidade bestial (as vezes!)

nao sei, acho que se trata deu ma história muito densa vista e vivida a partir de uma optica infantil, irresponsavel as vezes...

MarceLa Guimarães. disse...

mas o normal me parece ser mais “simples” que algo que envolva cirurgia e bisturis ;)

mas o próprio parto não envolve isso? Aliás, o parto é a parte mais simples de se ter um filho, imagino eu.

E realmente, só sendo mulher pra saber.
E ainda nunca tive vontade de ver Juno. Nem sei porque...

Thais disse...

Hahahahahahahahaha
Na verdade simples seria se pudéssemos, sei lá, resgatar um bebê numa loja.. :P
Pq é lindo :)
Mas muda o corpo, a cabeça e a vida..
Mas um VIVA ao parto natural, com peridural, pode ser doutor? =P

Adorei o blog!
=**

Thais disse...

E, Péricles, o modo q o filme trata NÃO é infantil. É verdadeiro! É real.

O que seria uma maneira adulta de falar de uma gravidez aos 16 anos? Com um cara q é seu amigo? Estudando e sem vontade de ser mãe (ainda)?

Pense...

Unknown disse...

ah sei lá thatá!


é phoda pensar niso tudo - mas acho q se trata de um assunto muito adulto em um contexto totalmente infantil...


é isso!

Túlio Moreira disse...

valeu pela visita, thais!!!!

e é massa quando um filme desperta diferentes opiniões... legal isso!

tipo a característica q eu achei legal no filme o péricles já achou como defeito, e é massa essa divergência de leituras e pá...

eu realmente curto algumas abordagens "infantis" (não sei se é bem essa a palavra...) em filmes para falar de coisas sérias... tipo Ponte para Terabítia, onde tem até morte de uma amiga, ou sei lá, Conta Comigo, Jack... a lista é grande!!! mas é uma coisa q eu curto em filmes!!!!

=D