domingo, 2 de novembro de 2008

blindness

“Chegara mesmo ao ponto de pensar que a escuridão em que os cegos viviam não era, afinal, senão a simples ausência da luz, que o que chamamos cegueira era algo que se limitava a cobrir a aparência dos seres e das coisas, deixando-os intactos por trás do seu véu negro.”

José Saramago, Ensaio sobre a cegueira


Ensaio sobre a Cegueira, o filme, não consegue capturar permanentemente a angústia e o asco presentes a todo o momento no livro de José Saramago. Mas a obra de Fernando Meirelles tem muitas cenas que te deixam com vontade de fechar os olhos e não enxergar mais nada pela frente. Aqui, a cegueira tem uma cor branca, mas assim como no livro, é a sujeira, a barbárie e a guerra que predominam.

A fantasia de Saramago questiona como uma cegueira que se alastra de forma tão rápida e atinge cada vez mais pessoas é capaz de anular, imediatamente, qualquer retrospecto de civilidade e respeito. Um grupo de pessoas que não sabe que alguém entre eles ainda pode ver esquece qualquer moral por causa da luta pela sobrevivência. Mas até que ponto vale a pena sobreviver nesse inferno?

Ensaio sobre a Cegueira desconstrói um ditado popular que até então, antes da imaginação mirabolante de Saramago, parecia fazer todo sentido. “Em terra de cego quem tem um olho é rei”, depois do livro ou do filme, soa como mentira. No meio de cegos, quem tem um olho se torna um escravo – e pior que isso, enxerga coisas que fazem qualquer um desejar perder a visão.

Por isso mesmo, a personagem de Julianne Moore parece achar que ainda que todas aquelas pessoas recuperem a visão, estarão manchadas para sempre pela nódoa da cegueira ética, porque agiram como se o fato de não ver justificasse qualquer coisa, inclusive se comportar como zumbis sem perspectiva. E ao mesmo tempo, o fato de não ver realmente explica tudo, porque a escuridão é quase como um estado natural do animal humano.

7 comentários:

MarceLa Guimarães. disse...

Eu que nunca li o livro, fiquei boba e morta de nojo. Não do filme, mas sim da humanidade...pq não duvido nem um pouco que poderemos chegar a tal nível de degradação. Aliás, acho que até já chegamos lá...mas talvez minha própria cegueira é que não me permite enxergar.

Unknown disse...

Eu não li o livro. Vi o filme. É ótimo, mas eu não gostei. Talvez exatamente por isso que a Marcela falou, "minha própria cegueira é que não me permite enxergar".

O caos da humanidade afinal não agrada aos próprios humanos. Nós somos deprimentes, essa é a verdade. E isso incomoda, muito.

*que orgulho do meu padrinho, que habilidade com as palavras* @.@

;*

Unknown disse...

velho, a verdade é q eu nao li o livro e nem vi o filme ainda, hehe - mas pela discussão da crítica e tudo mais, e tb cm seu texto - fica evidente a questão da cegueira, e suas consequencias sociais etc...

eu vi o trailer do filme, e parece ser muito impactante. sempre tive medo de ficar cego, sempre pensei na escuridao, etc... mas tipow, parece que este filme é diferente, pode mudar minhas concepções...

**eis o mundo da cegueira branca, o mundo diferente...


obs: e o Obama é o presidente do USA!!!!

Anônimo disse...

Saudade da antiga forma aloprada de escrita...

Anônimo disse...

Obs.: O anônimo sou eu!

Evaldo Gonçalves disse...

Pois bem.
Não vi o que Meirelles fez com o já clássico ensaio sobre a cegueira.
Assim como não viram os cegos norte-americanos que fazem pbarulhos pra processar o filme.
o que sei é que Saramago é foda.

Túlio Moreira disse...

o que sei é que Saramago é foda.[2]