sábado, 6 de dezembro de 2008

“Havia achado, sempre, que morrer de amor não era outra coisa além de uma licença poética. Naquela tarde, de regresso para casa outra vez, sem o gato e sem ela, comprovei que não apenas era possível, mas que eu mesmo, velho e sem ninguém, estava morrendo de amor. E também percebi que era válida a verdade contrária: não trocaria por nada neste mundo as delícias do meu desassossego. Havia perdido mais de quinze anos tratando de traduzir os cantos de Leopardi, e só naquela tarde os senti a fundo: Ai de mim, se for amor, como atormenta.”

Gabriel García Márquez,
Memoria de mis putas tristes

5 comentários:

MarceLa Guimarães. disse...

licença poética que todos nós, um dia, teremos!
xD

@dddrocha disse...

Licença poética.. de muitas vezes, preferi não amar, assim não há o que sofrer. Pena que amor nunca vem desacompanhado dos problemas.

Unknown disse...

eita...
a primeira frae consegue exprimir muito bem o que eu penso a respeito do amor, haha

Túlio Moreira disse...

Memória de minhas putas tristes é uma das melhores coisas sobre o amor que eu já li!

D.™, acredito que é bom amar, ainda que o amor às vezes venha acompanhado de sofrimento... Como disse o escritor no trecho que eu citei, "não trocaria por nada neste mundo as delícias do meu desassossego".

E outro trecho muito bonito do livro: "Tomei consciência de que a força invencível que impulsionou o mundo não foram os amores felizes e sim os contrariados".

@dddrocha disse...

Túlio. Talvez tenha a hora exata dos acontecimentos. Só isso.
No meu caso, essa hora ainda vai demorar;